Mídia

Mídia


Lívia Humaire ganhou enorme projeção nos anos de 2018, 2019 e 2020, nas principais mídias do Brasil.
Desde de a ideação, articulação e fundação do primeiro espaço Zero Waste do Brasil, reuniu após anos de pesquisas e vivências, aproximadamente 80 fornecedores locais, e mais de 500 produtos foram reunidos no espaço para potencializar a redução de resíduos no cotidiano da cidade de São Paulo. Não apenas, Lívia por já possuir trajetória e conhecimento prévio, conseguiu adaptar o conceito Zero Waste a toda realidade brasileira, de acordo com peculiaridades sociais e sistema de legislações e técnicos do seu país. A partir disso, os negócios Desperdício Zero ganharam grande projeção e uma avenida foi aberta!
Também é conhecedora e se articula com aproximadamente 37 espaços Zero Wastes ao redor do mundo, ampliando seu conhecimento em soluções, produtos e processos, além de estudar o movimento academicamente hoje na Suíça.
Sua trajetória antes e depois da abertura do primeiro espaço Zero Waste no Brasil ganharam destaque nos diversos canais de comunicação do país. Caso de inovação, caso de sucesso, matérias de capa entre outros, episódios e séries, fazem parte da compilação a seguir.
Hoje, Lívia se dedica 100% à plataforma GET e projetos e consultorias, tanto no Brasil quanto na Suíça. 
A GET, seu novo projeto, propõe um passo para além do movimento Zero Waste, focando em um processo mais profundo, o qual propõe uma nova relação com a natureza, sociedade e seus produtos, o que ela chamou de Transições Ecológicas.

 

Blog Maria Granel

E elas não se resumem à jornada pessoal e fundação da MAPEEI, Lívia (agora na Suíça) prepara-se para “dar a luz” outra iniciativa igualmente inspiradora e necessária. A Global Ecological Transitions nasce com o objetivo de organizar a transparência ética que está por trás dos produtos que escolhemos consumir. Trata-se de uma plataforma que (matematicamente) analisa 90 aspectos que somados, resultam numa nota que indica o “grau” de responsabilidade socioambiental que o produto traz na sua cadeia produtiva.

Folha de São Paulo - Geógrafa transforma filosofia do desperdício zero em negócio

Folha Carreiras - Mais do que ter um negócio próprio, a intenção da geógrafa Lívia Humaire, 35, ao abrir a Mapeei - Uma Vida sem Plástico, em setembro de 2018, em São Paulo, era ajudar as pessoas a diminuir a produção de lixo doméstico.

Revista Veja - matéria de capa destaque

Turma do lixo zero: os paulistanos que se esforçam para reduzir resíduos. Em uma cidade que produz 20 000 toneladas de sujeira por dia, alguns moradores diminuem seu impacto com medidas simples no dia a dia.

Por: Pedro Carvalho

    
Foto:  Alexandre Battibugli
https://vejasp.abril.com.br/cidades/lixo-zero-capa/ 

Artigo para Folha de São Paulo - Por que Bruno Covas deve sancionar a lei dos descartáveis?

Ou seja, a hora de “transicionar” para uma vida mais consciente é agora. Costumo usar o termo “transições ecológicas” justamente porque sei que não basta querer retirar o plástico de nossas vidas em uma tacada só. É difícil, como a construção de qualquer novo hábito. É preciso ir com calma para não voltar atrás em poucas semanas.

Por Lívia Humaire para o Jornal Folha de SP

Destaque Sebrae - Caso de Sucesso

"Não tem como estarmos dentro do conceito de sustentabilidade real, se a cadeia produtiva não é socialmente e ambientalmente responsável", afirma Lívia.

Pequenas Empresas Grandes Negócios - TV

Negócios Lixo Zero, o pioneirismo de Lívia Humaire com a aplicação do conceito lixo zero.

Pequenas Empresas Grandes Negócios

A geógrafa Lívia Humaire decidiu abrir uma loja que ajuda seus clientes a diminuir seu desperdício. Foi no final de 2014 que Lívia teve seu primeiro contato com o movimento zero waste.

Quebrando Tabu - Mudanças Climáticas

Mudanças climáticas tem preocupado a população como um todo. Sentimos os impactos na pele, mas sabemos as causas e consequências além do óbvio? Já paramos para pensar na relação de clima e desigualdade. Deixa o seu comentário com a sua reflexão!

Episódio de 40 minutos sobre Mudanças Climáticas, no qual ao lado de Gilberto Gil, Hélio Mattar, Elizabeth Kolbert, o estilo de vida de Lívia e sua família é apontado como uma das soluções para os problemas do clima, desigualdade e consumo.


Assista na íntegra no GNT Play: http://bit.ly/IntegrasNoGNTPlay

Folha de São Paulo, 2018 - caderno especial Economia Limpa

Movimento dos sem-lixo espalha ideias para reduzir sobras e reaproveitar tudo. Consumidores deixam de comprar e fazem produtos em casa para diminuir geração de resíduos.

Folha de São Paulo, 2018 - caderno Sobretudo

São Paulo vai ganhar loja com produtos para reduzir o lixo

Vida Simples - Um mundo melhor

Trazer a vivência para o público geral foi ideia de Lívia, que queria tornar mais prática o dia a dia de pessoas que buscavam ser mais sustentáveis...

Catraca Live, 2018 - As Melhores Soluções Sustentáveis

Estilo de vida lixo zero ganha loja de produtos em São Paulo. A loja, por sinal, é um espelho do próprio estilo de vida de sua fundadora. “Logo que comecei a estudar geografia em Florianópolis, já me interessei pelo tema”, conta ela, que é paulistana..

Hypeness

Julho sem plástico: ela quer criar a primeira loja lixo zero do Brasil – e você pode ajudar - Nos últimos tempos, fiquei ainda mais atenta ao trabalho desse mulherão da porra, simplesmente porque ela encarou um projeto lindo de criar a primeira loja lixo zero do Brasil. Já existem vários espaços assim no exterior...

CBN BRASIL

Reduzir produção de lixo a nível zero ainda é um desafio - Renata Falzoni e Fabíola Cidral conversam com Lívia Humaire, criadora da primeira loja do país que incentiva o consumo zero de lixo. Elas também discutem se é possível viver sem plástico.

Jornal Nacional

“O canudo foi o start de um movimento de conscientização de muitas pessoas. Acho que o nosso planeta está precisando muito disso, de uma força em conjunto muito forte”, diz a geógrafa Lívia Humaire.

Jornal Gazeta

A cultura da vida sem plástico se fortalece - Cada vez mais as pessoas têm procurado alternativas para evitar o uso de plástico e novos negócios tem surgido. Em alguns estabelecimentos, aqui na capital paulista, a sustentabilidade é prioridade.


ASSISTA: https://www.youtube.com/watch?v=9_5SRkrNH70&feature=youtu.be

outras reportagens:

Agência Sebrae - 'Lixo Zero' incentiva negócios ecológicos.
http://www.sp.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/SP/lixo-zero-incentiva-negocios-ecologicos,47613f701a780710VgnVCM1000004c00210aRCRD

Yam com você - Ativista do movimento lixo zero, a geógrafa e empreendedora Lívia Humaire conheceu, nos últimos anos, mais de 35 estabelecimentos de consumo – de produtos à informação –  que seguem o conceito.

“O objetivo maior é disseminar o conceito. Então a pessoa chega querendo três itens, e explicamos que apenas um pode resolver a questão dela. O negócio precisa ser sustentável também na ética”, diz Lívia.
https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:2bfUNAcXLOgJ:https://yam.com.vc/conexao/4088/cuide-do-seu-lixo-nao-ha-o-jogar-fora+&cd=55&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=ch

Revista ExameInaugurada há pouco mais de dois meses em uma galeria na rua Augusta, em São Paulo, a loja surgiu por conta da preocupação da empreendedora Lívia Humaire com o problema dos plásticos descartáveis, tão presentes em nossas vidas, nos lixões e nos oceanos. Surgiu também de uma longa mudança na vida da empreendedora, que começou a reduzir o desperdício em 2014, quando tentou fazer uma ceia de Natal mais sustentável.
https://exame.abril.com.br/pme/conheca-a-primeira-loja-sem-plastico-e-sem-lixo-do-brasil/

Menos 1 Lixo - "chegamos ao limite. Já despedaçamos os sistemas ecológicos que sustentam a vida em nosso planeta. A ciência tem nos avisado sobre isso há anos. Carson já nos avisava! Perturbamos tanto os sistemas com nossa antropologia torta guiada pelo lucro que a capacidade de regeneração dos mesmos chegou ao limite".
https://www.menos1lixo.com.br/posts/por-um-mundo

Revista Você SA A geógrafa Lívia Humaire, é um exemplo. Em 2014, decidiu mudar os hábitos de consumo e diminuir 85% da produção de lixo de sua família, documentando tudo nas redes sociais (seu Instagram ­­@transicoes_ecologicas tem 12 000 seguidores).
https://vocesa.abril.com.br/empreendedorismo/lixo-zero-empreendedorismo-sustentavel/?utm_source=email

Ciclo Vivo - Lívia, pesquisadora e ativista da causa ambiental, reduziu a produção de lixo de sua família, formada por dois adultos e uma criança, em cerca de 80%. “Nossa compra semanal não gera lixo, compostamos os orgânicos em casa, não usamos garrafas pet há quatro anos. O banheiro e a lavanderia também não geram embalagens ou qualquer emissão de químicos nos efluentes”

https://ciclovivo.com.br/inovacao/negocios/primeira-loja-lixo-zero-brasil/

Casa Vougue - “A questão do lixo foi construída politicamente, separar o lixo em casa não torna as pessoas mais sustentáveis, porque não adianta separar se os resíduos não estão sendo reciclados. Falta informação real sobre a sustentabilidade”, aponta Livia. O que torna sua iniciativa mais do que necessária.
https://casavogue.globo.com/Design/Objetos/noticia/2018/09/conheca-primeira-loja-do-brasil-que-incentiva-o-movimento-desperdicio-zero.html

Recicla Sampa - São Paulo acaba de ganhar uma nova loja de produtos sem plástico, que também serve como um espaço de apoio para quem deseja ter uma vida mais sustentável. Localizada na Rua Augusta, a ‘Mapeei - uma vida sem plástico’ surgiu do desejo da empreendedora Lívia Humaire de reduzir a quantidade de lixo e principalmente dos plásticos descartáveis.
https://www.reciclasampa.com.br/artigo/loja-sustentavel-estimula-uma-vida-sem-lixo

UOL Urban Taste - Lívia pediu para algumas se adequarem, retirarem lacres de plástico ou mesmo mudarem componentes de peças. Vários encaram isso como uma oportunidade de melhorar seus produtos...
https://www.uol.com.br/urbantaste/especiais/lixo-zero/

Portal W3 - Uma das fundadoras da loja se chama Lívia e ela é hoje um dos grandes nomes do estilo de vida sustentável.
https://portalw3.com.br/a-onda-do-desperdicio-zero-e-a-nova-relacao-com-o-consumo-de-plastico/

The Greenest PostIdealizada pela empreendedora Lívia Humaire, a iniciativa funciona em uma galeria no centro de São Paulo
https://thegreenestpost.com/conheca-a-1a-loja-do-brasil-que-vende-apenas-produtos-livres-de-plastico/

Organics Brasil - Com a preocupação sobre os problemas dos plásticos descartáveis, a empreendedora Lívia Humaire inaugurou, a Mapeei – Uma Vida Sem Plástico
https://organicsnewsbrasil.com.br/negocio/brasil-ganha-primeira-loja-sem-plastico-e-sem-lixo/

Catraquinha Livre - Zero lixo: mãe e filha organizam festa de aniversário sustentável.

Programa Ressoar Record News

Fantástico Rede Globo

Domingo Espetacular

Programa Fátima Bernardes