Visão e Metodologia GET

Publicado por Global Ecological Transitions em

 

Estamos inseridos em um sistema que nos obriga a consumir de uma forma linear. O sistema é formatado desta maneira: take-make-waste. O crescimento infinito da economia está diretamente ligado ao esgotamento e deteriorização dos serviços ecossistêmicos, provocando ainda mais desigualdade e pobreza ao redor do mundo, enquanto extingue milhares de espécies e destrói saberes populares e povos originários.

Nos últimos anos vimos assistindo uma mudança de consciência e a emergência de nichos e fortes movimentos que declaram outras formas de habitarmos o planeta. Acreditamos que movimentos como o vegan, ecofeminismos, zero waste, permacultura, cidades inteligentes, podem juntos formar a estrutura dessa nova forma necessária de habitarmos o nosso planeta e frearmos o processo de destruição e extinção que estamos protagonizando.

Para fazer a transição para um sistema econômico sustentável, precisamos fortalecer as pessoas, comunidades e marcas que procuram um novo caminho a seguir. Precisamos reduzir drasticamente o consumo de produtos que dependem de combustíveis fósseis. Ao mesmo tempo, também devemos considerar o impacto desses produtos e de suas matérias-primas no local de origem. Práticas justas de trabalho e remuneração e uma economia que apóie as comunidades locais também devem ser vistas como componentes importantes do conceito de sustentabilidade global.


A proposta da GET visa romper com o atual sistema econômico, investindo em projetos verdadeiramente sustentáveis, que respeitem o planeta e seus habitantes.

Nossa metodologia envolve uma análise aprofundada,  imprimindo um verdadeiro raio-X em cada um dos produtos da nossa cuidadosa curadoria. Verificamos mais de 90 aspectos do produto para garantir que o seu consumo possa ser verdadeiramente sustentável, respeitando o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento social e econômico no local de origem.

NOSSA METODOLOGIA

Na nossa metodologia, trabalhamos com três tipos de indicadores de sustentabilidade: social, econômico e ambiental. Esses indicadores são ferramentas poderosas não apenas para a avaliação do produto final, mas também de toda a cadeia produtiva. Nossos indicadores dão uma visão global sobre o nivel de sustentabilidade de um determinado produto (ou Indice de Sustentabilidade do Produto). Além disso, nossos indicadores destacam partes da cadeia produtiva que deveriam ser melhoradas, auxiliando os produtores a fornecer um produto que respeite verdadeiramente o planeta.


Utilizando nossos três pilares - indicadores sociais, econômicos e ambientais - os produtos são cuidadosamente analisados considerando mais de 90 aspectos, desde a extração da matéria-prima até o final da vida útil do produto.



 

Quando avaliado pela metodologia GET, o produto recebe o índice de sustentabilidade por seu nível de sustentabilidade e pontuações individuais para cada um dos três indicadores analisados. O índice de sustentabilidade e as pontuações dos  três indicadores - social, econômico e ambiental - são divulgados ao consumidor.

A metodologia GET dessa forma traz transparência não apenas ao produtor, que terá clareza sobre como melhorar a sustentabilidade de seu processo de produção e produto, mas também ao consumidor, que poderá refletir conscientemente sobre seu ato de consumo.

 

 

 

#trasnsicoesecologicas #globalecologicaltransitions #transitions #zerowaste #zerowastemoviment #circulareconomy #bioindicatores #bio #bioindicadores

← Publicação Mais Antiga